Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.

Projetos

Ação Interativa II : Comunidade – Escola em Ação
Patrocínio - Santander

O Projeto Ação Interativa II : Comunidade – Escola em Ação, parceria da Aditepp com o Banco Santander pelo programa “Parceiros em Ação’,  foi criado com o objetivo de fortalecer a qualidade de ensino no Colégio Estadual VinÍcius de Moraes e formar uma Rede Comunitária que integra diversos segmentos e estruturas comunitárias. O objetivo da rede é propor um debate e buscar soluções conjuntas dos problemas da comunidade.
A realidade do Colégio Estadual Vinícius de Moraes reflete os índices e estatísticas da Região Metropolitana de Curitiba assim como de Colombo. A equipe da Aditepp chegou ao Colégio devido às reuniões da Rede Comunitária, que reúne lideranças da região como associação de moradores, agentes de saúde, pais e comerciantes, educadores das escolas da região.
 O objetivo da Rede Comunitária é fortalecer o trabalho conjunto na identificação e solução conjunta de problemas da comunidade. Foi a Rede que possibilitou o contato com a realidade da escola, e o pedido para desenvolver atividades que pudessem trazer novas possibilidades de formação para os estudantes da escola.
O projeto pretende fortalecer os processos de comunidade-escola e as ações no ambiente escolar. Vai, ainda, utilizar a educomunicação como ferramenta para produção de materiais impressos, virtuais e rádio. A meta é que as atividades possam tanto fortalecer a atuação da escola na comunidade, assim como melhorar os índices de desempenho escolar dos estudantes do ensino médio, possibilitando de maneira mais ampla, o acesso ao ensino superior.

Objetivo geral do projeto:

Interferir nos índices de desempenho escolar e qualidade de ensino do Colégio Estadual Vinícius de Moraes, por meio de processos embasados em conceitos de comunidade-escola, integração comunitária e educomunicação, ampliando o potencial de acesso ao ensino superior dos estudantes da comunidade Monte Castelo.

Objetivos específicos:

Desenvolver atividades de formação voltadas para os estudantes do Colégio Estadual Vinícius de Moraes, como cursos, palestras, feiras, mutirões, e mobilizações capazes de contribuir com a educação formal, qualificar o desempenho escolar, garantindo maiores oportunidades de acesso ao ensino superior dos jovens que estão concluindo o ensino médio.
Fortalecer a integração, articulação e participação da comunidade escolar, com ações de formação direcionadas aos educadores e integrantes da Rede Comunitária capazes de interferir na melhoria constante da ação escolar junto à sua comunidade. 


Projeto Geração Social - Novas Práticas Educativas na Geração de Renda com Mulheres
Patrocínio - Petrobrás

O Projeto Geração Social: Novas Práticas Educativas na Geração de Renda com Mulheres é resultado de ações de formação que aconteceram com algumas organizações sociais de Paranaguá na área de Geração de Renda. Seu objetivo é desenvolver e multiplicar experiências pautadas em uma proposta de gestão social de empreendimentos comunitários e populares de geração de renda no município de Paranaguá, correlacionado à ação educativa de cidadania e democratização das relações sociais de gênero junto a 50 mulheres integrantes de programas governamentais de transferência de renda e na articulação das redes e fortalecimento das estruturas comunitárias de atendimento com 50 lideranças comunitárias locais.

O objetivo é oferecer os cursos, equipamentos e materiais para que as mulheres percebam sua área de interesse e comecem a produzir junto com a equipe, na própria comunidade. Paralelamente, acontecem as formações com conteúdos de cidadania e direitos, papeis da mulher na família, no trabalho e na comunidade, para a formação conjunta da Rede Comunitária de Desenvolvimento. Para essa ação, a articulação acontece com o poder público local, posto e agentes de saúde, escolas, lideranças comunitárias, associação de moradores. A meta é fortalecer e integrar as estruturas comunitárias existentes, ao invés de criar novas, para que as atividades possam ser apropriadas e desenvolvidas por intermédio dessa rede.


Contato

Telefone
(41) 3223-3260