Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.

História

Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos - Aditepp    

Organização Popular e Desenvolvimento Comunitário


A Aditepp, desde 1972, atua para construir com o povo, por meio de práticas concretas, uma nova sociedade mais justa e mais humana, democratizando as relações de poder em todos os níveis das relações sociais, a partir de um trabalho educativo permanente com setores populares e educadores que atuam junto a eles.
 Suas ações sempre estiveram voltadas para comunidades populares e periferias urbanas de Curitiba e Região Metropolitana, bem como educadores, ONGs e Movimentos que atuam com efeito multiplicador. Ao longo de sua trajetória, atuou com mutirões e mobilizações comunitárias, alfabetização de adultos pelo método Paulo Freire, compras comunitárias, cultura popular, relações de gênero. Atualmente, desenvolve ações por meio da ação direta com esses públicos e também por meio de publicações referentes a essas temáticas.

 A iniciativa tem integrado publicações nacionais, como o livro Desigualdades de gênero no Brasil e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho - projetos brasileiros que fazem a diferença, que relatam a atuação em geração de renda como forma de dar visibilidade à identidade da mulher no mundo dos negócios.
 Atualmente, com metodologia embasada no processo de educação popular em que as pessoas são sujeitos de suas mudanças, possui duas linhas prioritárias: Produção Alternativa e Geração de Renda, com Vida Sustentável; e Cidadania Participativa com Vida Solidária e sem Violência. Com esses temas geradores, as ações desenvolvidas são: 

- Consolidação e Fortalecimento de Relações Democráticas de Gênero no Mundo do Trabalho Informal: 
Essa ação é voltada para grupos comunitários de geração de renda, formados prioritariamente por mulheres que passaram a se organizar para a geração de renda. 

- Escola Cidadã da Liderança Empreendedora: 
Essa é uma ação de formação para gestão cidadã e mais profissionalizada de pequenos empreendimentos comunitários. Foi desenvolvido pela necessidade em desenvolver de forma mais sistemática processos de formação humana e técnica das lideranças e grupos. Também voltado para outras organizações que pretendem desenvolver iniciativas de geração de renda com seus públicos. Em 2008, essa ação foi desenvolvida com lideranças de Paranaguá (cidade litorânea).

- Democratização das Relações Sociais de Gênero: 
Além de ser um tema transversal, existem ações específicas relacionadas a gênero desde os anos 80. Atualmente, a Aditepp desenvolve ações de debate e construção dos novos papéis de homens e mulheres no dia-a-dia, na família, no trabalho e na comunidade. 

- Organização e formação de Redes Comunitárias de Desenvolvimento: 
Voltada diretamente para as atividades com as comunidades populares de Curitiba e Região Metropolitana. A comunidade contemplada atualmente é Monte Castelo, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
 
 Na geração de renda, a Aditepp priorizou a ação junto a mulheres. Atua com esse enfoque desde 1994, com a crise do desemprego. A meta dessa ação é favorecer a democratização das relações sociais de gênero, por meio da ação efetiva com mulheres que estão em desvantagem social e de direitos e que acumulam papéis diversos diante da família e da comunidade.  
Pelo trabalho desenvolvidos com as mulheres ao longo de vários anos, a Aditepp é finalista do Prêmio Banco do Brasil de Técnologia Social - oferecido pela Fundação banco do Brasil.


 Por sua atuação, a Aditepp recebeu o Prêmio Flamengo de Alfabetização, concedido pelo Governo Belga, em 1996 e esteve entre as entre as 100 finalistas na edição 2004-2005 do Concurso Experiências em Inovação Social na América Latina e no Caribe, desenvolvido pela CEPAL e Fundação W.W. Kellogg.
 A instituição sempre possuiu, ao longo dos seus 36 anos, parceria com Agências de Cooperação internacionais como: Novib (Holanda), Cafod (Inglaterra), Manos Unidas (Espanha), LAZ (Alemanha). Esse formato de captação perdeu sua força, pois as agências passaram a direcionar recursos para a África.
 Atualmente, a Aditepp ampliou o seu modelo de atuação na captação de recursos, estabelecendo parcerias em serviços com universidades, como a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Positivo e FACET, com as quais tem atuado com o trabalho voluntário.
 
O foco de atuação atualmente são os projetos:
Geração Social - Novas práticas educativas na geração de renda com mulheres, patrocinado pela Petrobrás e desenvolvido em comunidades populares de Paranaguá.
Projeto Ação Interativa II - Comunidade  - escola em ação, patrocinado pelo Santander e desenvolvido no Parque Monte Castelo, em Colombo.

Contato

Telefone
(41) 3223-3260