Mantendo sua tradição de desenvolver práticas sociais novas focadas em temas e necessidades relacionados a questões de gênero, a ADITEPP iniciou em janeiro de 2011 encontros e estudos envolvendo o dia-a-dia e a identidade da Mulher-Sogra.
O projeto consiste na realização de Seminários, Reuniões e Encontros durante o ano de 2011/2012, com “Mulheres-Sogra” dos setores Populares, da Região Metropolitana de Curitiba.
Nestes Seminários serão debatidos aspectos práticos e teóricos relacionados ao imaginário social com relação à sogra; serão debatidos e estudados os problemas culturais que a Mulher -Sogra enfrenta no seu dia-a-dia.
Dentro do contexto de discriminação às mulheres em comunidades de cultura popular, a Mulher-Sogra sofre de preconceitos que a oprimem e a fazem sofrer. Alguns exemplos: a sobrecarga de trabalho, os cuidados e sustento da casa, dos netos; apropriação indébita de seus bens e sua aposentadoria; rejeição às suas experiências de vida acumuladas ao longo de anos, a seus valores e crenças.
Os resultados que se pretendem obter são:
- Relações de poder mais humanas e democráticas, entre Nora-sogra, Genro-Sogra.
- Hábitos culturais amistosos com relação à Mulher Sogra por parte de homens, mulheres e crianças e instituições das Comunidades.
- Redução de conflitos entre Nora, Genro e Sogra, com surgimento do respeito mútuo e várias formas de cooperação.
- Substituição do preconceito, da discriminação e maus tratos em relação à Mulher-Sogra com novas formas de representações sociais nos eventos culturais, na literatura de cordel, textos nas salas de aula, predominando a valorização e respeito.
No dia 17 de janeiro deste ano foi realizado o 1º Seminário sobre o Dia-a-dia da Sogra. Contou com a participação de 12 mulheres-sogra de 3 municípios da região que trocaram experiências e sentimentos comuns. Nos próximos encontros serão analisados provérbios, piadas e situações de discriminação contra a mulher-sogra. Já estão programados encontros em fevereiro dias 22 e 23 em dois bairros populares de Curitiba, no Sítio Cercado e Vila Nossa Senhora das Graças.
Se você estiver interessado(a), entre em contato conosco através do e-mail
aditepp@aditepp.org.br ou com Cristina (41) 9967-1757.
Estamos também interessados em buscar parcerias e apoio financeiro para o referido projeto.